Compartilhar Google+

************************************Obrigada 200.000 visitas!!!************************************

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

DOCE FINO E FÁCIL - MINI CAIXINHA DE CHOCOLATE

Caixinha de chocolate com recheio de coco e cobertura de geléia de morango caseira

Apesar de não ser mais novidade a mini caixinha encanta qualquer pessoa. Repaginar este doce fino com uma decoração diferenciada, além de encantados seus convidados ficarão surpresos.

Pensando na vida corrida das mamães, vovós, titias e até mesmo das profissionais do ramo repaginei a mini caixinha  que continua mais sofisticada do que nunca, de fácil execução e baixo custo.  Seu sabor nasceu da necessidade de aproveitar os morangos que sobram de outras encomendas, ficando assim interessante poder oferecer uma geléia de morango caseira sem conservantes mesmo a fruta estando fora de sua estação.

A mini caixinha pode ser oferecida em qualquer ocasião, as possibilidades são infinitas. Confira a receita e as sugestões!





INGREDIENTES
Rende 100 mini caixinhas

Geléia de Morango Caseira

600g de morango
100g de açúcar refinado (se preferir mais doce é só aumentar a quantidade)
1/2 limão

Caixinha de chocolate

1 kg de cobertura fracionada de sua preferência, na receita usei a branca
ou
1 kg de chocolate branco temperado

Recheio

2 cx. Leite condensado
150g Coco ralado seco
1 cx. (200ml) Creme de leite
150g de chocolate branco
2 colheres (chá) Álcool de cereais (opcional somente se precisar de mais durabilidade)

Decoração

Confeitos miúdos, aqui usei pequenas esferas. Confira outras sugestões ao fim da receita abaixo.


Modo de Preparo - Geléia de morango

Lave bem os morangos, tire suas folhas e corte em 4 partes. Se você não quiser os pedacinhos de morango é só cortá-los menores ou até mesmo processar. Coloque-os em uma panela e acrescente o açúcar, mexa e leve ao fogo alto. No início não é necessário estar misturando, mas aconselho de tempinho em tempinho dar uma mexer para conferir. Acrescente o limão. Nessas mexidas você vai sentir a geléia começar a agarrar no fundo da panela a partir daí mexa constantemente até dar um ponto de geléia. Não deixe secar demais senão ela vai ficar dura ou puxa-puxa. Ela tem que parecer suculenta. Coloque em outro recipiente deixe esfriar. Se espumar retire a espuma com ajuda de uma colher para que a decoração fique vermelha e brilhante.

SUPER DICA: Congele os morangos frescos e tenha morangos o ano inteiro.



Modo de Preparo - Recheio Doce de Coco (Não vai ao fogo)

Derreta as 150g de chocolate branco. Acrescente o creme de leite e mexa bem, adicione o leite condensado, o coco e o álcool de cereais e misture bem.  Reserve na geladeira.


Forma Mini Caixinha 

Esta forma da BWB é muito prática, tem boa durabilidade e ótimo custo paguei apenas 5,00 por unidade - cada unidade vem 4 nichos para caixinhas e 4 nichos para tampinhas.


Derreta a cobertura ou o chocolate. Se for cobertura fracionada é só preencher os nichos da forma. Se for chocolate é necessário o choque térmico antes. 
Coloque o chocolate no nicho da forminha de acetato até na marquinha.

SUPER DICA: O uso do chocolate escuro, colorir o chocolate branco pode ampliar possibilidades de criação e personalização. Crie usando chocolate e confeitos, tons, texturas e sabores.


Depois de concluir os quatro nichos bata a forma levemente contra a mesa para que o ar saia. 


Coloque o silicone.



E em seguida o encaixe dela. Estando nesta posição (foto abaixo) vire a forma de cabeça para baixo e leve à geladeira até que fiquem opacos mais ou menos 5 minutos.



Retire delicadamente as caixinhas, removendo o silicone e as rebarbas. Mergulhe em 1mm a borda da caixinha na cobertura fracionada ou no chocolate e logo em seguida nos confeitos.



SUPER DICA: Seja breve com o mergulho, quanto menos tempo de manipulação durante o processo melhor. O calor das mãos pode derreter o chocolate, assim como o próprio chocolate pode derreter a borda da sua caixinha. Água gelada para banhar as mãos de vez em quando ajuda a resfriá-las.

SUPER DICA: Confeitos. Aqui eu optei por esferas miúdas. Outras sugestões são açúcar colorido, coco ralado, sementes como quinua, gergelim, qualquer item que seja triturável chocolate, amendoim, castanha, pistache.



Montando a caixinha

Coloque o recheio de coco com o saco de confeiteiro é bem mais rápido depois com uma colher de chá complete com a geléia de morango. Pelo fato da geléia de morango ser um pouco ácida eu optei em colocar bem pouco 5g, só a quantidade necessária para encobrir o recheio de coco. Para finalizar coloquei um coração de chocolate feito à mão livre, mas existem outras opções mais práticas, já prontas como canudinhos de chocolate etc...
Pessoalmente o contraste da caixinha branca com a geléia muito vermelha é bem mais marcante do que na foto. Ficou simplesmente um mimo!




Aqui estão outras sugestões. Podem reparar que mesmo sem decoração extra ainda ficam lindas!



Festa de casamento, 15 anos, bodas, aniversário de adulto. Crie também mimos como esse para chá de bebês, festa infantil...tudo só depende da decoração. As possibilidades são infinitas.